• Posted by : Thiago Leão Acordado BLOG quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015


    Pasta do Google Drive com todos os livros (Clique Aqui)

    Carlos Castaneda
    Carlos César Salvador Arana Castañeda, conhecido apenas como Carlos Castaneda (Cajamarca ou Juqueri, 25 de dezembro de 1925Los Angeles, 27 de abril de 1998), foi um escritor e antropólogo formado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA); notabilizou-se após a publicação, em 1968, de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil como A Erva do Diabo.


    Nome completo Carlos César Salvador Arana Castañeda The Scribner Encyclopedia of American Lives, Volume 5: 1997–1999. Charles Scribner's Sons, 2002.
    Nascimento 25 de dezembro de 1925
    Cajamarca ou Juqueri - São Paulo, Peru ou Brasil
    Morte 27 de abril de 1998 (72 anos)
    Los Angeles
    Ocupação Escritor e antropólogo

    Fonte: Wikipédia

    Vida e obra

    Em 1973 revê os conceitos apresentados na primeira obra em uma versão de sua tese de Phd intitulada Journey to Ixtlan - Lessons of Don Juan (Viagem a Ixtlan). Sua obra consiste em onze livros autobiográficos nos quais relata experiências decorrentes de sua associação com o bruxo conhecido por Don Juan Matus, índio da tribo Yaquis do deserto de Sonora, no México. Um 13° livro chamado Magical Passes (Passes Mágicos) foi lançado, inclusive aparentemente destoa do conjunto da obra, parecendo se aproximar mais de um manual prático de aplicação de exercícios corporais de Educação Física, embora não o seja.
    A Erva do Diabo, seu primeiro livro, também tese de mestrado, tornou-se um best-seller entre os jovens do movimento hippie e da contracultura, que rapidamente elegeram Castaneda um guru da nova era e formaram legiões de admiradores que queriam, por conta própria, reviver as experiências descritas no livro. Também era bastante relevada no meio acadêmico, sobretudo porque, em seu princípio, tratava-se de uma obra de cunho científico e despertara o interesses de jovens. Muitos o criticaram, pois isto, supostamente apenas atraia jovens para o mundo das drogas e do crime. Uma história curiosa ocorreu nos Estados Unidos após a publicação do livro, um grupo de jovens invadiu uma tribo indígena e roubou sacos com aproximadamente 20kg cada para vender. Os relatos, nunca confirmados, levaram as autoridades uma série de dúvidas referentes ao livro, chegando a ser proibido no Brasil,
    Uma controvérsia formou-se em torno de sua figura tanto por parte de admiradores, que queriam encontrar Don Juan pessoalmente e de alguma forma fazer parte do processo de aprendizado, quanto de céticos, que queriam encontrar motivos para desacreditá-lo academicamente, argumentando que o testemunho fornecido em seus escritos era ficcional e apontando a escassez de fontes documentais sobre sua pesquisa de campo junto ao mestre indígena. Castaneda foi procurado pela policia durante a ditadura militar e seus livros foram banidos de entrar no Brasil pelo Governo Federal por acreditarem que o livro dava incentivo aos jovens do do movimento hippie ao uso de drogas, neste caso o cactus Peiote descrito no livro "A Erva do Diabo"
    Em 1973, no auge de sua fama, a conhecida revista norte-americana TIME publicou uma extensa matéria de capa sobre o autor. Esta só foi conseguida depois de muita insistência junto aos agentes literários do autor que, inclusive, imploraram para Castaneda posar para fotos em ângulos parciais, o que sempre evitava a todo custo. A abrangente matéria notabilizou-se por publicar o resultado de uma suposta investigação envolvendo a biografia de Castaneda antes da fama, e tinha entre seus objetivos implícitos e explícitos, o propósito de retratá-lo como um mentiroso. A reportagem alega que Castaneda era peruano, nascido na andina cidade de Cajamarca. A reportagem cita amigos da terra natal e mesmo uma irmã de Castaneda falando sobre traços da personalidade de Castaneda, como alguém dono de imaginação fértil e entregue ao vício do jogo e das drogas. Segundo ela, Castaneda seria filho de um relojoeiro e teria nascido no ano de 1925. Aos 24 anos, em 1951, teria decidido imigrar para os EUA após a traumática morte da mãe, assassinada por seu pai e assistida por Casataneda em seus seis anos de vida. No livro de entrevistas Conversando com Carlos Castaneda, da jornalista Carmina Fort, Castaneda, décadas depois, lamenta a decisão da TIME de publicar estes dados, que teriam sido inseridos porque ela "precisava de uma história". O autor ironiza o esforço da matéria em situar sua ascendência junto a índios sul-americanos.
    Como relata em entrevista para Sam Keen, pensando em ir para o curso de antropologia, buscava a publicação de um paper para dar início à carreira acadêmica. Havia lido e escrito um pequeno ensaio sobre o livro de Aldous Huxley, As Portas da Percepção, que havia celebrizado no mundo ocidental os efeitos psicotrópicos da mescalina, alcalóide alucinógeno presente em grandes quantidades no botão do cacto de peiote, que era usado de forma ritual por vários povos indígenas americanos. Pesquisou o tema das plantas medicinais em livros como o de Weston La Barre, O ritual do peiote e partiu para o trabalho de campo no sudoeste da Califórnia. Foi então para o estado de Arizona, onde conheceu o índio bruxo conhecido como Don Juan Del Peiote. Este viria a ser seu guia, e é personagem central nos livros autobiográficos que escreveu. O encontro com o índio foi um episódio marcante, que é recontado várias vezes na sua obra. Numa estação rodoviária, indicado por um colega da faculdade, Castaneda aproximou-se e apresentou-se como especialista em peiote, convidando o índio a lhe conceder entrevista. Como não sabia virtualmente nada a respeito do cacto, segundo relata, Don Juan teria captado sua mentira e devolvido-a com um olhar. Este olhar foi bastante significativo, pois Castaneda, normalmente um homem falante e extrovertido, ficou sem ação e tímido ao ser perscrutado. Nas explanações posteriores, diz que Don Juan o havia capturado com o olhar mostrando-lhe o nagual, pois havia percebido que Castaneda poderia ser o homem que ele procurava para lhe passar seu conhecimento. Depois de mais alguns encontros, Don Juan lhe anuncia sua decisão e decide levá-lo a experimentar as plantas medicinais que Castaneda tanto pedia.
    Aos poucos o jovem ocidental e acadêmico foi sendo posto ao encontro de experiências cognitivas que desafiavam o poder de explicação de sua razão, sendo forçado finalmente a mudar toda a sua concepção de mundo em prol das novas explicações que o mestre lhe fornecia e que ia compreendendo, gradualmente. Como explica no sexto livro, O Presente da Águia, o sistema de interpretações e crenças que se dispôs a estudar terminou por engalfinhá-lo, ao se revelar tão ou mais complexo que o sistema "ocidental" de interpretações do mundo.

    Livros

    • A Erva do Diabo (The Teachings of Don Juan: A Yaqui Way of Knowledge - 1968)
    • Uma Estranha Realidade (A Separate Reality: Further Conversations with Don Juan - 1971)
    • Viagem a Ixtlan (Journey to Ixtlan: The Lessons of Don Juan - 1972) Tese de PhD de Castaneda na UCLA em 1973 Título: "Sorcery: A Description of the World"
    • Porta Para o Infinito (Tales of Power - 1975)
    • O Segundo Círculo do Poder (The Second Ring of Power - 1977)
    • O Presente da Águia (The Eagle's Gift - 1981)
    • O Fogo Interior (The Fire from Within - 1984)
    • O Poder do Silêncio (The Power of Silence: Further Lessons of Don Juan - 1987)
    • A Arte do Sonhar (The Art of Dreaming - 1993)
    • Readers of Infinity: A Journal of Applied Hermeneutics - 1996 - Diários do trabalho de Castaneda com suas discípulas ainda não traduzido.
    • Passes Mágicos (Magical Passes: The Practical Wisdom of the Shamans of Ancient Mexico - 1998)
    • O Lado Ativo do Infinito (The Active Side of Infinity - 1999)
    • A Roda do Tempo (The Wheel Of Time : The Shamans Of Mexico - 2000) - uma antologia de citações comentadas.

    { 29 comentários... read them below or Comment }

    1. Obrigado pela disponibilização dos livros! Deram sumiço neles das livrarias.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Uau Mauricio, eu não sabia, que bom que um amigo meu me passou eles em PDF!

        Excluir
      2. oi pessoal, eu não estou conseguindo achar o link para baixar os arquivos, quero muito ler os livros pq parei na metade da coleção, alguém me ajuda?

        Excluir
      3. acabei de baixar em pdf todos os livros pelo google

        Excluir
    2. ...deram sumiço porque muita gente acha que ele inventou tudo, inclusive d. juan... e como explicar sonhos lucidos inclusive visões que tive? são perguntas q nunca calaram "em mim"... talvez eu ainda esteja me conhecendo, pois senti ressentimente muitas sensações estranhas que a medicina tenta explicar mas depois que passa, é como se nada estivesse acontecido.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meu caro amigo acontece q nós realmente vivemos em dois mundos, eu tenho experiências únicas enquanto estou dormindo tbm, e conheço outras pessoas como nós, acontece q oq estamos fazendo do lado de lá é muito importante por isso a cada nova experiência estamos despertando ainda mais! Forte abraço, obrigado pela sua visita!

        Excluir
    3. Muito agradecida pelo compartilhamento,Thiago Leão!!!
      Parabéns pela iniciativa...penso que o conhecimento é direito de todos e para todos...Valeu!

      ResponderExcluir
    4. Eu li cada livro 3x. Impossível inventar aquilo. Obrigado por disponibilizar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Humberto muito obrigado pelo seu comentário, nós família Leão Acordado estamos felizes dessa amizade entre todos nós aqui presentes!

        Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    6. Parabéns muitos pela divulgação e disponibilização dos livros de Castaneda. Leio e releio sempre. O bardo já dizia que entre o céu e a terra há muita coisa que a nossa vã filosofia não alcança. Esse nosso mundo é realmente muito estranho e o Castaneda deu altos toques para nós. O cara sabia das coisas...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ruth obrigado por sua visita, é um grande prazer nosso estar compartilhando o que de graça recebemos, um forte abraço e muita Pax para vc e sua família!

        Excluir
    7. as vezes tenho minhas duvidas com carlos castaneda meu lado cetico mas,o meu outro lado diz que ele e verdadeiro carlos nos falou coisas que nenhum outro disse .Sao conhecimentos ineditos que nenhum mestre citou como natueza do homem como o nagual, o tonal etç.Eu tive muitos sonhos lucidos a natureza humana sao muito misteriosa e ouniverso sao cheios de misterios por mais que nossa razao os esclareça!!!

      ResponderExcluir
    8. Grato pelo esforço e por disponibilizar.

      ResponderExcluir
    9. Muito grata pelos livros de Carlos Castaneda e pelo seu trabalho em posta-los.

      ResponderExcluir
    10. Fantástico ! Sua disposição em contribuição com a cultura do saber humano e sobre natural ( o xamanismo ). Uma das artes mais complexas que tive contato , Embora de modo breve reflito com essas experiencia ... _/\_

      ResponderExcluir
    11. Olá meu nome é Bruno e desejo todos os livros em PDF. Como consigo com vc?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. https://drive.google.com/folderview?id=0B554i2l7MJsSUTlGNVVUUkdoaUU&usp=sharing

        Excluir
    12. Alguém tem o livro travessia da feiticeira de Carlos Castañeda que possa me enviar por favor?
      diogo_correia@live.com

      ResponderExcluir

  • Translate

    O Leão Já Não Dorme Mais

    Copyright © 2013 - Nisekoi - All Right Reserved

    O Leão Não Dorme Mais Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan